Fazendo a cabeça

Embora ainda estejamos no outono, confesso que não consigo tirar o Chapéu Panamá da minha cabeça. Estou apaixonada!!! (rsrs)

Um pouco de cultura...
Chapéu Panamá - Modelo Clássico Aba Pequena
Feitos à mão, por índios Incas. Cada chapéu, demora de 2 dias a 6 meses, para ser feito, e o preço varia de R$84,00 a R$4.900,00, dependendo do modelo.
A palha do chapéu nasce em apenas um lugar do mundo, no Equador.
É chamado Panamá, porque quando os franceses, e depois os americanos, construíram o Canal do Panamá, passaram a usar os chapéus para se proteger do calor e da umidade, imitando os trabalhadores locais. Ao voltarem aos seus países, eram perguntados de onde eram estes chapéus, e respondiam, do Panamá. E assim, no mundo todo, ficou conhecido com este nome. Até hoje, é usado pela realeza em todo o mundo.
No entanto, outra história é contada acerca do chapéu...
Chapéu Panamá - Modelo Clássico
Tradicionais de algumas tribos, ele aparece na Europa na época da colonização espanhola no início do século XVII.
Em 1855, o Panamá é apresentado na Exposição de Paris, onde inicia uma mania para este chapéu sinônimo de requinte, leveza, estilo.
Em 1906, o Presidente Roosevelt foi fotografado com um dos chapéus usados pelo trabalho equatoriano numerosos sobre a construção do Canal do Panamá (inaugurado em 1915). Daí o nome, Chapéu Panamá, anteriormente conhecido tradicionalmente Paja Chapéu de Palha (Chapéu de Palha).
Desde então, sua reputação continuou a crescer. Tornou-se objeto de desejo, além de estar na moda nos últimos anos.

A Moda
Este chapéu, além de ser um aliado à proteção dos raios solares, é um acessório que quebra a mesmice no visual do dia a dia. E não é só isso, esse chapéu combina com todos os tipos de rostos.
Look criado por mim (chapéu como acessório)

Segundo Gloria Kalil, quando o chapéu é usado como acessório, não há necessidade de se respeitar as regras de etiqueta, no caso, tirá-lo em ambientes fechados, pois “faz parte da roupa, é quase um enfeite de cabeça que tem a finalidade de fazer bonito, não precisa ser retirado porque não faz parte de um ritual de proteção”.

Look elegante
Look sexy
Nas ruas... Diane Kruger - Festival Coachella 2011 em Indio, California, EUA

Ah, ia esquecendo...
Detalhe do chapéu: O chapéu Panamá é semelhante a um tecido e pode ser passado à ferro com um pano levemente umedecido, caso esteja amassado ou tenha vincos. Muito legal, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário