Produtos não-comedogênicos, você sabe o que são?


Estava assistindo TV essa madrugada quando minha irmã me perguntou se os produtos Mary Kay são não-comedogênicos. Na hora, deve ter sido evidente o ponto de interrogação em cima da minha cabeça (rs).

Como eu sou curiosa, a primeira coisa que eu fiz de manhã foi pesquisar sobre produtos não-comedogênicos. É um assunto muito interessante, eu adoro ler sobre moda e beleza, mas essa foi a primeira vez que eu ouvia esse termo.

O termo comedogênico deriva de comedão (cravos grandes e espinhas inflamados). Dessa forma, não-comedogênicos são produtos que não vão obstruir os poros da pele e provocar esses tais comedões. As pessoas que possuem pele com tendência à acne são as que necessitam de maior atenção na hora de escolher seus cosméticos.

Segundo a Associação Brasileira de Cirurgia Dermatológica (
http://www.sbcd.org.br/pagina.php?id=222), “os usuários freqüentes de maquiagens (bases, pó facial, pó compacto e outros) devem dar preferência, ao comprá-las, àqueles produtos que sejam "oil-free" (sem gordura) e não simplesmente os que sejam à base de água. Escolha produtos "não-comedogênicos" (não causam comedos) ou os "não-acnogênicos" (não causam acne). Remova toda noite a maquiagem empregando sabão e água morna. Para disfarçar marcas ou resquícios da acne, utilize loções na tonalidade da pele ou pó facial "oil-free". Proteja seu rosto sempre que for aplicar gel ou spray de cabelo (fixadores). Caso esses tipos de produtos entrem em contato direto com a pele do seu rosto há possibilidades de se desenvolver um tipo especial de acne provocado pelo cosmético”.

Vale ressaltar que, quem tem pele oleosa também se beneficia desse tipo de cosmético.

Por fim, uma dica é a base em pó mineral, uma boa opção para quem sofre severamente de acne ou tem a pele bem oleosa. Vale a pena tentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário